SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
 
 
 
 
       
 
 
 
 
 
 
 
WhatsApp
   
 
 
         
 
HOME
 
SIEMACO
 
CONTRIBUIÇÕES
 
FIQUE POR DENTRO
 
ATENDIMENTO
 
LOCALIZAÇÃO
 
 
 
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
Notícias
Balcão de Emprego
Disque Denúncia
0800 77 35 900
 
NOTÍCIAS
 
Notícia - Auxiliares de limpeza param serviço na UFSCar por falta de pagamento 12/03/2015

Auxiliares de limpeza param serviço na UFSCar por falta de pagamento

Cerca de 300 terceirizados estão há 3 dias sem trabalhar em São Carlos, SP. Universidade informou que notificou empresa responsável pelos salários.

Cerca de 300 funcionários da empresa De Mundi Manutenção e Serviços de Limpeza, responsável pela limpeza do campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estão paralisados há três dias por falta de pagamento de salário. O presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação e Trabalho de Limpeza Urbana de Araraquara, São Carlos, Matão e Região (Siemaco), Pedro Alves, afirmou que o pagamento era para ter sido compensado na ultima sexta-feira (6). A UFSCar informou que notificou a empresa, que é responsável pelos salários. Nenhum representante da De Mundi foi encontrado nesta quarta-feira (11) para comentar o caso.

A trabalhadora Maria do Carmo está indignada com a situação. Sem salário, ela disse que não consegue pagar as contas. “Se fosse só as contas, mas e a alimentação? A gente vai viver do quê? Isso já está passando dos limites. Até quando vamos aguentar?”, questionou a funcionária.

No início do mês passado, os trabalhadores também paralisaram as atividades por um dia devido ao mesmo problema. Na ocasião, a empresa De Mundi alegou que todos os salários haviam sido pagos dois dias após o prazo, pois a UFSCar teria atrasado o repasse. A universidade afirmou, entretanto, que isso aconteceu porque a empresa não apresentou, em tempo hábil, documentos que comprovassem o recolhimento do Fundo de Garantia e do INSS.

A De Mundi disse ainda que considerou a paralisação ilegal porque foi motivada pelo Sindicato dos Servidores da UFSCar (SintUFSCar), e não pelo sindicato ao qual os funcionários estão vinculados. Por sua vez, o SintUFSCar afirmou que a paralisação foi espontânea e que os terceirizados não foram responsáveis por organizar a passeata.

UFSCar

A pró-reitoria de administração da UFSCar informou que entrou em contato com os responsáveis pela empresa na segunda-feira, que afirmaram que o pagamento seria efetuado até o final do mesmo dia, o que não ocorreu.

A universidade informou ainda que não há qualquer atraso por parte da UFSCar no pagamento dos valores devidos à de Mundi e que a universidade tem, inclusive, realizado tais pagamentos de forma adiantada, apesar da dificuldade em obter a documentação que comprove o cumprimento de suas obrigações trabalhistas, prevista em contrato.

Uma nova notificação será enviada a empresa, que terá até dois dias úteis após o recebimento da notificação para efetuar o pagamento. Paralelamente, a UFSCar já está construindo a possibilidade de pagamento direto dos salários na conta corrente dos colaboradores em busca de solução definitiva nos próximos dias.

Fonte: G1

 
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
           
 
 
Siemaco
Contribuições
Fique por dentro
Nossos horários
Atendimento Geral
seg à sex das 8h às 12h e das 13h às 17h30
Atendimento Jurídico
Quartas das 8h às 11h30 e das 13h às 17h
Disque Denúncia
0800 000 4074
     
   
   
       
   
SOROCABA
Rua Santa Clara, 317
(15) 3211-2022
 
WHATSAPP
(15) 99161-2426
 
 
           
 
SIEMACO 2019 © Todos os direitos reservados
 
Visitas: 4080