SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
 
 
 
 
       
 
 
 
 
 
 
 
WhatsApp
   
 
 
         
 
HOME
 
SIEMACO
 
CONTRIBUIÇÕES
 
FIQUE POR DENTRO
 
ATENDIMENTO
 
LOCALIZAÇÃO
 
 
 
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
Notícias
Balcão de Emprego
Disque Denúncia
0800 77 35 900
 
NOTÍCIAS
 
Notícia - Prefeitura decreta situação de emergência em relação à coleta de lixo em Teresina 27/08/2025

Prefeitura decreta situação de emergência em relação à coleta de lixo em Teresina

Gestão vai contratar garis e caminhões por meio de cooperativa de caminhoneiros, diz prefeito Silvio Mendes. Medida é válida por 90 dias.
A Prefeitura de Teresina decretou situação de emergência na coleta de lixo nesta segunda-feira (25). A medida tem validade de 90 dias e pode ser prorrogada por mais 90. Segundo o prefeito Silvio Mendes (União Brasil), garis serão contratados por meio de uma cooperativa de caminhoneiros.

"É obrigação nossa fazer e a população está certa em reclamar. Nós estamos decretando a situação de emergência que vai permitir que não seja manipulado quem quer que seja na missão de limpar a cidade. Não botar a culpa na prefeitura quando ela não tiver culpa", declarou o prefeito.

A prefeitura também vai aceitar caminhões de moradores que desejam ajudar na coleta. A meta inicial é colocar 60 veículos em circulação.
Garis interessados em trabalhar durante o período de emergência devem procurar a cooperativa dos caminhoneiros, localizada na Avenida Wall Ferraz, Zona Sul de Teresina.

Contratação emergencial

O prefeito afirmou que as ações vão reforçar o trabalho das seis empresas contratadas emergencialmente no dia 19 de agosto. Elas começam a operar em 10 de setembro.

• CPI DO LIXO: Ex-gestor diz que Teresina fez quatro licitações emergenciais para limpeza entre 2023 e 2024

Duas empresas vão cuidar da coleta de lixo: uma atenderá o Centro e as Zonas Norte e Leste; a outra, as Zonas Sul e Sudeste.

Outras duas empresas vão gerenciar aterros sanitários privados em Altos e Nazária, na região metropolitana de Teresina.

Outra empresa será responsável pelo aterro atual de Teresina, que receberá apenas resíduos da capina e varrição. A sexta empresa vai instalar e operar uma estação para tratar o chorume desse aterro.

O contrato emergencial terá duração de seis meses e pode custar até R$ 20 milhões por mês, de acordo com o diretor-presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), Vicente Moreira.

Situação atual

Desde 18 de agosto, moradores de vários bairros de Teresina reclamam de atrasos e até da falta da coleta de lixo.

Os bairros afetados incluem o Centro, Vamos Ver o Sol, Parque Piauí, Mafuá, Santa Isabel, Lourival Parente, Angelim e Planalto Ininga. Também há problemas nos residenciais Torquato Neto, José Ribeiro, Todos os Santos e Tancredo Neves.

A coleta de lixo é feita atualmente pelo Consórcio EcoTeresina, formado pelas empresas Recicle e Aurora. O contrato venceu em 4 de junho e não foi renovado pela prefeitura.

O edital para contratar uma empresa de forma definitiva deve ser lançado em setembro, segundo o prefeito Silvio Mendes.

 
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação
           
 
 
Siemaco
Contribuições
Fique por dentro
Nossos horários
Atendimento Geral
seg à sex das 8h às 12h e das 13h às 17h30
Atendimento Jurídico
Quartas das 8h às 11h30 e das 13h às 17h
Disque Denúncia
0800 000 4074
     
   
   
       
   
SOROCABA
Rua Santa Clara, 317
(15) 3211-2022
 
WHATSAPP
(15) 99161-2426
 
 
           
 
SIEMACO 2019 © Todos os direitos reservados
 
Visitas: 7026