Notícia - Garis cobram pagamentos de horas extras em Olinda; prefeitura diz que valores serão quitados em julho17/06/2026
Garis cobram pagamentos de horas extras em Olinda; prefeitura diz que valores serão quitados em julho
Reivindicação ganhou repercussão nas redes sociais após denúncias de trabalhadores
Uma denúncia sobre supostos atrasos nos pagamentos de horas extras de garis que atuam na limpeza urbana de Olinda ganhou repercussão nas redes sociais, nesta terça-feira (16), e provocou novos questionamentos sobre a situação dos trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo e manutenção da cidade.
A publicação foi feita pelo pré-candidato a deputado estadual Vinicius Castello (PCdoB), que afirmou que os profissionais estariam reivindicando o pagamento de horas extras acumuladas e denunciou uma suposta falta de valorização da categoria.
Segundo a postagem, os trabalhadores estariam sendo obrigados a pressionar a gestão municipal para receber pelos serviços prestados, em meio ao aumento da demanda provocado pelo acúmulo de lixo em diferentes áreas da cidade.
“O trabalhador comum, entre o desespero e a coragem, precisa levantar a voz para lembrar que merece respeito, valorização e o pagamento justo pelo serviço que presta, já que querem demiti-lo por justa causa”, escreveu Castello em suas redes sociais.
A publicação também menciona relatos de possíveis ameaças de demissão por justa causa e incentiva outros trabalhadores a denunciarem situações consideradas abusivas.
Prefeitura nega paralisação e esclarece pagamento
Procurada pelo LeiaJá, a prefeitura de Olinda informou que o pagamento das horas extras já foi objeto de uma audiência realizada na Justiça do Trabalho no último dia 18 de maio.
De acordo com a gestão municipal, ficou definido judicialmente que os valores serão pagos no dia 15 de julho.
Segundo a prefeitura, uma falha de comunicação entre o sindicato da categoria e os trabalhadores teria gerado o entendimento equivocado de que o pagamento ocorreria em 15 de junho.
Ainda de acordo com a administração municipal, após reuniões entre representantes da empresa Locar, responsável pelo serviço, e os trabalhadores, a situação foi esclarecida e a suposta paralisação que estaria sendo articulada não chegou a ser realizada.
A prefeitura informou também que o sindicato da categoria agendou uma reunião com os garis para a manhã desta quarta-feira (17), com o objetivo de reforçar as informações sobre o prazo estabelecido pela Justiça do Trabalho.
O LeiaJá tentou contato com o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana do Estado de Pernambuco (STEALMOAIC), mas não obteve resposta até o momento da publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação da entidade.
SIEMACO SOROCABA / SALTO - Sindicato Específico dos Empregados nas
Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação